Seja Bem Vindo ao nosso blog!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Seja bem vindo ao blog

 Nosso blog vem com a missão de passar aos alunos de engenharia (Civil, Produção, Ambiental, Quimíca, entre outras) algumas curiosidas dos cursos, e sobre a matéria de Algoritmo.

Barramentos



                              Barramentos

O que é um Barramento?

  • Um barramento, nada mais é do que um caminho comum pelo qual os dados trafegam dentro do computador. O tamanho de um barramento é importante pois ele determina quantos dados podem ser transmitidos em uma única vez. Por exemplo, um barramento de 16 bits pode transmitir 16 bits de dado, e um barramento de 32 bits pode transmitir 32 bits de dados a cada vez. Barramentos internos: ligam a CPU aos equipamentos que ficam dentro do gabinete.   

    • Existem diversos tipos de barramentos específicos para equipamentos diferentes: 
    1. IDE
    2. ISAPCI
    3. AGPS
    4. SCSI

    Algoritmo



                                   Algoritmo


    O que é algoritmo?


    Conjunto de regrs e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema, ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.

    quinta-feira, 9 de abril de 2015

    software



                              software

    O que é software?


    O software de um computador é o que determina o seu uso e os resultados que serão produzidos e apresentados. Em um computador digital existem diversos tipos diferentes de
    software, em camadas, com finalidades e complexidades diferentes. Normalmente, quanto mais relacionado e próximo ao hardware, mais complexo e difícil de se desenvolver e manter ele é. Partindo-se do hardware que está no centro, o Sistema Operacional com seus diversos programas é a primeira camada de software do nosso computador. É muito complexo desenvolver-se um sistema operacional.

    quarta-feira, 8 de abril de 2015

    Upload




                                               Upload

                   

                              O que é e para que serve ?


    Upload é um termo da língua inglesa com significado referente à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet.
    Quando um usuário envia um vídeo para o YouTube, está fazendo o upload do vídeo, ou seja, transferindo o vídeo do próprio computador para o servidor do YouTube. De igual forma, ao querer ter uma imagem de sua própria autoria exposta numa galeria de fotografia online.

                               Curiosidades

                                   Upload x Download

    Download é a ação contrária ao upload. Fazer um download significa fazer a transferência de algum arquivo, como imagem, vídeo ou documento, armazenado em um servidor remoto para o computador local. É o mesmo que baixar um programa disponível na internet para ser executado no computador do usuário.

    CPU

     


                                        CPU

            O que é CPU e para que serve?

     CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos. Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador.
     O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.

        Curiosidades


    Uma CPU é composta pelos seguintes componentes:


    • Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas
    • Unidade de controle (UC): extrai instruções da memória e as decodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário
    • Registradores e Memória cache: armazena dados para o processamento
    A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.

    Intel e AMD são as principais empresas fabricantes mundiais de processadores.

    Sistema Operacional



                     Sistema operacional

                  

                            O que é e para que serve?

    Um Sistema Operacional é responsável pelo controle do funcionamento do computador, é ele quem inicializa o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema, entre outras tarefas. 

    Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.
    Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória RAM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
     Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário.

    Programa



                                                           Programa

    O que é um programa?

     Sequência completa de instruções a serem executadas por um computador. De acordo com um algoritmo.

    Memoria secundaria



        

      Memória secundária


         O que é Memória Secundária e para que serve?



    Também conhecida por memória de massa ou memória auxiliar. Sua função é armazenar grande quantidade de dados e evitar que estes se percam com o desligamento do computador.

    A memória secundária não é acessada diretamente pela CPU, mas sim por intermédio da mamória principal (RAM, cache etc) e por isso o acesso a essa memória é muito mais lento. Desta forma, cada dispositivo encontra-se com um buffer de escrita e leitura para melhorar seu desempenho.
    Ela serve para armazenamento permandentre de dados,não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado.




    clock



                                                    Clock


    O que é Clock e para que serve?

     O clock é um pulso alternado de sinais de tensão, gerado pelos circuitos de relógio (composto de um cristal oscilador e circuitos auxiliares).

     Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock serve justamente para isso, ou seja, basicamente, atua como de sinal de sincronização. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
     A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de freqüência, que indica o número de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, se um processador trabalha à 800 Hz, por exemplo, significa que é capaz de lidar com 800 operações de ciclos de clock por segundo. Repare que, para fins práticos, a palavra kilohertz (KHz) é utilizada para indicar 1000 Hz, assim como o termo megahertz (MHz) é usado para indicar 1000 KHz (ou 1 milhão de hertz). De igual forma, gigahertz (GHz) é a denominação usada quando se tem 1000 MHz, e assim por diante. Com isso, se um processador tem, por exemplo, uma freqüência de 800 MHz, significa que pode trabalhar com 800 milhões de ciclos por segundo.
    As freqüências com as quais os processadores trabalham são chamadas também de clock interno. Neste ponto, você certamente já deve ter entendido que é daí que vem expressões como Pentium 4 de 3,2 GHz, por exemplo. Mas, os processadores também contam com o que chamamos de clock externo ou Front Side Bus (FSB) ou, ainda, barramento frontal.


                                    Curiosidades


    O FSB existe porque, devido a limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com a memória (mais precisamente, como a ponte norte - ou northbridge - do chipset, que contém o controlador da memória) usando a mesma velocidade do clock interno. Assim, quando essa comunicação é feita, o clock externo, de freqüência mais baixa, é que é usado. Note que, para obter o clock interno, o processador usa uma multiplicação do clock externo. 

              

    sexta-feira, 20 de março de 2015

    Estabilizador



                                         Estabilizador


                                   O que é Estabilizador?

    O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.


                                               Para que serve?

    O estabilizador serve para protegem os equipamentos quando ocorre uma queda brusca de energia elétrica, e para que  não haja prejuízos materiais. Para evitar estes e outros prejuízos, foram inventados equipamentos que têm as funções de estabilizar, limpar e manter a energia fornecida (com baterias, caso dos nobreaks) por um curto período. O estabilizador é um exemplo desse tipo de equipamento.


                                                  Curiosidades

    Como ele funciona?

    Os estabilizadores geralmente são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

    Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos.

    No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.

    Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.






    quinta-feira, 19 de março de 2015

    Mémoria cache

                                            

                                     Mémoria cache

                           

                                         

                                O que vem a ser Mémoria cache?

    É  uma memoria adicional que tem por finaliade facílitar o trabalho do processador. Uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador.


                                                 Para que serve?

    Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida.
    Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados. Sem esta memória, o desempenho dos computadores atuais cairia em mais de 95%, devido a limitação de velocidade da memória RAM. Estes dados importantes, e se fosse necessária a memória RAM para passar estes dados repetidas vezes, o processador iria ficar muito tempo esperando os dados chegarem, e não usaria sua capacidade total.


    Curiosidade

    Existem 3 tipos de Cache, conhecidos como L1 (primário) e L2 (secundário) e o L3, que atua como secundária também. Os três são embutidos no processador (antigamente somente o L1 era), já que a distancia física poderia interferir na transferência de dados. A cada novo processador, é desenvolvido um novo tipo de memória Cache para acompanhar a velocidade do processador.
    Atualmente é inviável, mas futuramente a memória cache pode se transformar na memória principal do PC, isto ajudaria muito no desempenho das máquinas.
    Pouco tempo atrás, a memória Cache do processador era em média 256k, atualmente está em 12 MB, e logo teremos memórias cache maiores ainda, e o preço dos processadores vai subindo cada vez mais. O preço inicial do Core2Duo (8 MB de Cache), foi em media R$ 1000,00; já o Core i7, com 12 MB de Cache custou aproximadamente R$ 980,00 no lançamento.

    HD


                                                 HD

                                             

                                                       O que é HD? 

     É um disco onde você pode guardar varios tipos de arquivos e de diversos tamanhos.

                                  

                                                Para que serve?

     O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC. No entanto, diferentemente da memória RAM, consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado.


                                                  Curiosidades 

    O disco rígido recebe este nome, pois o recurso consiste, essencialmente, em um ou mais discos extremamente firmes, lisos e microscopicamente uniformes. São nestas peças que ficam mantidas as informações do sistema. Para assegurar a boa qualidade da gravação, é necessário um equipamento com tais características, as quais impedem deformações durante o uso, que impõe ao disco velocidades de rotação altíssimas, as famosas RPM (rotações por minuto).

    O coração de um HD é este disco, feito de alumínio ou vidro, nas versões mais caras, e com duas camadas de um material magnético aplicado nos dois lados. Essa parte, chamada platter, é o local onde se armazenam todas as informações do PC, inclusive o sistema operacional.
    Todas as informações gravadas no HD são escritas ou lidas por processos magnéticos que utilizam os imãs presentes na cabeça do braço de alumínio. 
     DESEMPENHO

    Basicamente, existem duas maneiras para se medir o desempenho de um HD: A primeira delas é a taxa de transferência de dados (data rate, em inglês). A segunda, por sua vez, é o tempo de busca (seek time).

     HD EXTERNOS
    Os discos rígidos externos são HDs que não ficam conectados à placa-mãe do computador. São móveis e se conectam por meio de entradas USB, que permitem a troca dos dados.





    Slot

                         

                                                 Slot


                                                        O que é Slot?

    Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço.


                                                 Para que serve?

     Sua função é ligar os perifericos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos.


                                                   Curiosidades


    É um termo em inglês.

    Hardware


                                            Hardware

                                               

         O que é Hardware?

       Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.

    O termo"hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, dentre outros.


         Para que serve?

       É o conjunto de periféricos responsável pela entrada, saída, e armazenamento de informações. Os hardwares são os responsáveis pelo funcionamento da máquina em questão, seja um celular ou um computador, e são eles que processam nossos comandos, com auxílio dos softwares.


                                              Curiosidades


    Os principais hardwares são: 

    Internos 

    Placa-Mãe
    Placa de Vídeo
    Processador
    Memória
    Disco de Armazenamento de Dados(HD)
    Leitor de Discos

    ExternosTeclado
    Mouse 
    Monitor

    Como funciona os hardwares?
    Todos os hardwares de um determinado equipamento, são conectados por cabos, premitindo trocarem informações entre si, e transformar nossos pedidos em ações na maquina, ou seja, eles que realizam nossos pedidos, codificando e decodificando comandos.


    Como os hardwares exteriores se conectam à maquina?
    Eles se conectam atravéz das "portas", que são os locais exteriores ao computador, onde se ligam os componentes de hardware. No interior da caixa, eles estão ligados as placas, e todas as placas estão ligadas à placa-mãe. Podem existir portas extras (USB), colocadas pelo usuário.





    Filtro de Linha

                                   

                                           Filtro de Linha

                     

                                          O que é Filtro de Linha?

     O mais obviu é que ele expande o número de tomadas disponiveis perto dos equipamentos.

                                                 Para que serve?

     Serve para remover ruídos e picos de energia, protegendo os equipamentos.


                                                  Curiosidades

     O filtro de linha podem ser usados com qualquer tipo de equipamento, e os equipamentos de áudio e vídeo são os mais comuns deposi dos computadores, já que qualquer ruído oriundo da rede elétrica pode interfirir na qualidade do áudio e do vídeo.
     Em sesundo lugar, o uso de um filtro de linha garante que todos os seus equipamentos estão devidamente aterrados. Para que o aterramenro funcione, você não pode cortar o terceiro pino do terra dos cabos de força dos equipamentos(incluindo o próprio filtro de linha) e você precisa também fazer o aterramento da tomada, ou seja, ter uma tomada de três pinos e fazer com que o terceiro pino(pino terra) esteja ligado a uma haste de aterramento. Se você não fizer o aterramento na tomada o circuito de filtragem não funcionará corretamente, já que ele basicamente redireciona todo o excesso de tensão para tomada.
    A terceira finalidade dos filtros de linha é a proteção contra curto-circuito e sobrecarga de tensão. Todos os filtros de linha tem um dijuntor responsável por desliga a alimentação elétrica caso a corrente total exigida por seu equipamento seja maior do que a corrente rotulada.




                                                 



    Firewall

                                 

                                         Firewall

                                                     

                                             O que é Firewall?

      Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados.


                                                Para que serve? 

    Serve para filtrar o que entra e sai do seu pc. Ele lhe avisa quando alguma conexão externa ou interna quer ser executada sem a sua permissão. Isso evita que programas maliciosos envie informações pessoais do seu computador e que hackes invada seu micro por alguma porta aberta.



                                          Curiosidades

    Firewall em forma de softwares:   
    Função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez.

    Firewall como hardware :
    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.





       





               

    Nobreak

                                           Nobreak


                          O que vem a ser nobreak?

    O nobreak é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de blecautes.Uma tradução literal do inglês para nobreak seria “sem pausa”, fazendo referência justamente a ininterrupção de energia proporcionada por estes equipamentos. Uma curiosidade sobre o nobreak é que ele é conhecido por este nome apenas no Brasil, em qualquer outro país este equipamento é chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply). 
                                                         
               

                                                        Para que serve ?


    1-Ele funciona como uma reserva de energia no caso de queda na eletricidade, proporcionando um tempo para que tarefas sejam executadas.



    2- Não menos importante, essa função é de limpar a energia fornecida pelas concessionárias, para que a ele tricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.



    3- Estes dispositivos são muito usados em computadores, servidores e outros aparelhos cuja interrupção pode acarretar prejuízos importantes, mais também pode ser usado em outros equipamentos que necessitam da rede elética.
                                                         

                                                          Curiosidades


    Existem diferentes tecnologias de nobreaks em todo o mundo.


    1- Nobreaks standby ou off-line:  ele funciona permitindo que o aparelho desligue da rede elétrica até que o nobreak ache o aparelho.


    2- Nobreaks linha interativa:  esse nobreak é uma evolução do standby pois regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos.

    terça-feira, 17 de março de 2015

    Perfil Profissional Lanna Bernini

         Nome: Lanna Bernini
       
         Data de Nascimento: 29/04/96    
     
         Cidade de origem: Belo Horizonte /Mg

         Cidade atual: Araxá /Mg

         Estudou na Escola Estadual Vasco Santos
         2007 á 2013 onde concluiu o ensino médio.

         Senai Curso de Manutenção Civil
         27/01/2014 a 05/12/2014
       
         Cursando o curso de Engenharia Civil na instituição de ensino Uniaraxá
         3º periodo